O IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos celebra-se no domingo, dia 28 de julho de 2024. O tema escolhido pelo Santo Padre – «Não me rejeites na minha velhice» (Salmo 71, 9) – pretende chamar a atenção para o facto de, infelizmente, a solidão ser a amargura na vida de muitos idosos, tantas vezes vítimas da cultura do descartável.
O primeiro Dia Mundial dos Avós e do Idoso foi celebrado em 2021 e o Santo Padre estabeleceu que fosse celebrado todos os anos no domingo mais próximo da festa dos São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus.
Neste ano de preparação para o Jubileu de 2025, que o Santo Padre quis dedicar à oração, o tema do Dia Mundial é retirado do Salmo 71, o apelo de um idoso que reflete sobre a história da sua amizade com Deus.
O Papa escreveu a sua Mensagem para este dia e o Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, diz que, na sua mensagem, "o Santo Padre sublinha como – devido à crise de pertença comunitária e a uma emergente mentalidade cada vez mais individualista – a solidão dos idosos muitas vezes não é vista como um problema. Mas a Igreja é chamada a construir algo diferente, a redescobrir o gosto pela fraternidade e a construir laços entre gerações”. O cardeal refere ainda que as famílias e as paróquias "são chamadas a estar na vanguarda na promoção de uma cultura do encontro, a criar espaços de partilha, de escuta, de apoio e de afeto: assim, o amor do Evangelho torna-se concreto".
O Apostolado Mundial de Fátima associa-se a esta iniciativa e convida os seus responsáveis e membros a organizarem alguma iniciativa para marcar este dia, mas sobretudo, a incluírem nos seus planos pastorais, uma atenção particular aos idosos e aos avós ligados ao Apostolado de Fátima, se possível, sempre na presença de Nossa Senhora de Fátima.